Meio&Mensagem

Marcos Lacerda

Head of Agency, Havas+

Marcos Lacerda iniciou sua carreira na Intermarket, house agency da companhia aérea Transbrasil. Em seguida, trabalhou na W/Brasil, colaborando nas estratégias de marketing de clientes como Unibanco, e na F/Nazca Saatchi&Saatchi, sendo responsável pelo atendimento/negócios da Skol, participando do lançamento de eventos importantes como Skol Beats, Skol Rock, Skol Super Cross, e do patrocínio da primeira apresentação da banda U2 no Brasil, entre outras iniciativas. Nos anos 2000, o executivo ingressou na equipe da DM9DDB, onde relançou a marca Bohemia e respondeu também pelo atendimento de Honda automóveis e Batavo, entre outras marcas. Em 2001, veio o convite para a diretoria geral da Newcomm Bates, em que foi parte integrante do movimento que elevou a posição da empresa de 13º para a 1ª no ranking das agências de publicidade no Brasil. Também está em seu currículo a fusão entre a Bates e Y&R. Nesse período, trabalhou com anunciantes como Bradesco, Vivo e Casas Bahia.

Anos mais tarde, em 2006, através da Grey se tornou sócio do Grupo WPP no Brasil e, em 2008, migrou para a 360º Below the Line, assumindo a gestão da empresa, um movimento marcante ao profissional que traduzia os acontecimentos do mercado na época, com a migração da verba de publicidade para as demais áreas do marketing. Dessa maneira, em 2010 aceitou o desafio de presidir a Momentum, liderando a agência e trabalhos para Bradesco, Nestlé, Nissan, Colgate e Sony, ampliando também a atuação da empresa para os mercados do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Já em 2015, Marcos Lacerda decidiu atuar do outro lado do mercado, ocupando a cadeira de CMO do Banco Original, uma instituição financeira inovadora ao se apresentar como 100% digital. Lacerda foi o responsável pelo lançamento da marca em um segmento extremamente competitivo e concentrado. Segundo o Instituto Ipsos a marca teve no período uma lembrança de 11% e após 8 meses do lançamento foi avaliada em R$ 420 milhões, tendo como resultado 230 mil correntistas em apenas 1 ano.

Em 2018, à convite de Erh Ray, Lacerda assumiu o cargo de Managing Director da BETC/Havas, e em um curto período de tempo colaborou diretamente para o crescimento do negócio, em uma gestão centrada nos clientes, em junho de 2019 o grupo Havas confiou mais um desafio para Marcos que assumiu como Head da agência HavasPlus.

Outros jurados