Meio&Mensagem

Cresce o bolo e espalha a cobertura

Prêmio: Shortlist
Categoria: Serviços Gerais
Case: Cresce o bolo e espalha a cobertura
Anunciante: IFOOD
Agência: Suno United Creators

Quando se pensa no iFood, é comum imaginar que o objetivo do app é gerar pedidos – um desafio B2C. Isso é verdade, mas aumentar a oferta de restaurantes também é crucial – um desafio B2B. Um não anda sem o outro.

Com metas agressivas de crescimento, o iFood precisava construir cobertura e expandir a oferta de restaurantes em novas cidades para alcançar novos usuários e aumentar o volume de pedidos.

Ao invés de trabalhar esses desafios separados, vimos na personagem Maria da Paz, protagonista de novela e empreendedora como muitos donos de restaurantes, a oportunidade de falar com os públicos B2B e B2C de uma só vez.

Enquanto a novela era ainda um projeto, escrevemos à quatro mãos com o autor uma história de parceria e superação. Que convergia nossas narrativas dentro e fora da trama, e em diferentes plataformas. Construímos um arco narrativo completo, utilizando a personagem Maria da Paz para mostrar que o iFood auxilia pequenos negócios a crescerem e para apresentar a forma mais fácil e gostosa de se comer hoje em dia.

Ao mesmo tempo em que realizamos ações na novela, também entregamos conteúdos digitais e na vida real, um exemplo disso foi quando é a parceria que fizemos com a Sodiê Doces. Na vida real, a atriz Juliana Paes – que interpreta a personagem – pediu um bolo da Maria da Paz no iFood, mostrando que os bolos da novela realmente existiam no aplicativo.

Aproveitando a personagem, reforçamos a campanha B2B em praças onde o iFood precisava crescer sua base de restaurantes com ativações locais. Para gerar orgulho de fazer parte dessa história, criamos o selo “Tô no iFood”, que podia ser exposto na vitrine dos restaurantes – assim como na loja da Maria da Paz – o que se transformou em um símbolo de pertencimento.

Além de construir a história de iFood com a personagem, também criamos projetos especiais. Por exemplo, ao mesmo tempo em que a Maria da Paz virou garota propaganda do iFood na trama, nós gravamos conteúdos de dicas para empreendedores de restaurantes com a personagem e impulsionamos esses conteúdos no digital. Também utilizamos a personagem para marcar presença no Dia do Empreendedorismo Feminino: ela abriu alas para mostrarmos histórias de Marias da Paz da vida real, que assim como a personagem, conseguiram ver seu negócio crescer com iFood.

E essa receita deu liga: aceleramos a expansão para novas praças, superando metas de cadastros, pedidos e praticamente dobrando nossa cobertura de cidades.

Agência: Suno United Creators
Anunciante: IFOOD
Responsável pela peça (Agência): Benjamin Yung Jr, Diretor Geral de Criação
Responsável pela aprovação (Anunciante): Bruno Ramos de Andrade, Gerente de marca
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO: Benjamin Yung Jr, Suno United Creators
Gerente de Planejamento: Giulia Queiroz, Suno United Creators
Diretor de criação: André Kirkelis, Suno United Creators
DIRETORA GERAL DE MÍDIA: Lica Bueno, Suno United Creators
Gerente de marca: Bruno Ramos de Andrade, IFOOD
Diretora de Mídia: Vivian Simões, Suno United Creators
Diretora de Planejamento: Erika Kitabayashi, Suno United Creators
Diretor de marketing: Felipe Pereira, IFOOD
VP de Negócio: Henrique Iwamoto, IFOOD

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