Meio&Mensagem

Americanas – Show da Black Friday – Influencer

Prêmio: Shortlist
Categoria: Influencers
Case: Americanas – Show da Black Friday – Influencer
Anunciante: Americanas
Agência: WMcCann, Play9

Quando a Black Friday chegou no Brasil, tudo era novidade. Era divertido procurar por descontos e a sensação que ficava era a de “se dar bem”, com tantas ofertas e preços baixos. Mas essa popularidade do evento acabou fazendo as marcas esticarem cada vez mais as promoções para potencializar suas vendas.
Nesse cenário super competitivo, o consumidor ficou cada vez mais perdido e confuso em meio a tantas ofertas. Se isso não bastasse, algumas marcas passaram a se aproveitar da data, mascarando seus preços e criando promoções no estilo “o dobro pela metade”. A soma desses fatores fez com que a Black Friday perdesse seu lado divertido e passasse a ser vista como “Black Fraude” por alguns.
E assim, o que nasceu como uma proposta divertida, com preços baixos e oportunidades, logo virou algo sem charme, racional e estressante. Mas como trazer mais leveza para a Black Friday, principalmente próximo ao dia D do evento?
Sabíamos que não podíamos focar apenas em mídia tradicional. Precisávamos transformar a data em um momento prazeroso de novo, e sobretudo passar confiança para os nossos consumidores de que eles realmente poderiam fazer um bom negócio.
Para isso, firmamos uma parceria com o Google para co-criar a primeira grande Live de vendas do Brasil: O Show da Black Friday. Contando com mais de 15 Influenciadores, liderados pelo Felipe Neto, realizamos um evento histórico que, mesmo focado em vendas, mesclou ofertas, entretenimento e diversão. Dentro do show, montamos a central Americanas, que atestava as ofertas deixando o consumidor mais confiante e confortável para realizar seus sonhos na Black Friday.
O show garantiu o entretenimento e deixou para trás a sensação da compra fria e solitária do e-commerce. E a melhor parte disso? Nossa parceria com o Google e creators trouxe resultados acima dos esperados para a Americanas:

– mais de 9 milhões de pessoas assistiram a Live;
– 75% da audiência da live realizou alguma ação como baixar o app, acessar o site ou comprar;
– Durante a Live, o volume de app installs da marca cresceu 179% em comparação com o ano anterior;
– A live alavancou o volume de pedidos no app em 162% em comparação com o ano anterior;
– Em meia hora o cupom “APPSHOW” gerou R$ 7,3 milhões em receita bruta;
– Vendemos 53x mais que um dia normal, superando em mais de 2x a média do mercado;
– Aumentamos nosso faturamento em 34% YoY na Black Friday de 2019;
– Mais de 40 portais de notícias publicaram artigos sobre a Live, gerando mídia espontânea para a marca;
– O Show da Black Friday chegou no #1 Trending Topics Brasil e #3 Mundo.

Agência: WMcCann, Play9
Anunciante: Americanas
Responsável pela peça (Agência): Renata Del Priori Bokel, CSO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Leonardo Rocha, Head de Marketing
Head de Marketing: Leonardo Rocha, Americanas
Gerente de marketing: Rafael Luzente, Americanas
Gerente de Tráfego e Mídia: Stella Martins, Americanas
Vice Presidente Executivo: Márcio Borges, WMcCann
Chief Strategy Officer: Renata Del Priori Bokel, WMcCann
Diretor de Criação: Ricardo Weitsman, WMcCann
Diretora de Planejamento: Luiza Portella, WMcCann
Gerente de Planejamento: Jorge Gloss, WMcCann
Gerente de Atendimento: Anna Moraes, WMcCann
Supervisor de Planejamento: Pedro Osti, WMcCann

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