Meio&Mensagem

Americanas – Pode Conferir que tá valendo

Prêmio: Bronze
Categoria: Marketing Sazonal
Case: Americanas – Pode Conferir que tá valendo
Anunciante: Americanas
Agência: WMcCann

A Black Friday é hoje, no Brasil, uma das principais datas do varejo. E para aproveitar o evento ao máximo, as marcas vêm antecipando cada vez mais suas ofertas. Mas, enquanto todo mundo briga para construir a percepção de preços baixos, na cabeça dos consumidores as propostas se embaralham gerando DESCONFIANÇA e INSEGURANÇA. Com muitas dúvidas, fica difícil para os consumidores discernir quais promoções são reais e quais são “Black Fraude”.

Nesse contexto, a Americanas sempre trabalhou descontos de verdade, construindo a percepção de confiança na cabeça das pessoas. Com isso, a marca foi eleita como melhor empresa para se comprar pelo prêmio Black Friday de Verdade¹, além de ter sido a Top Of Mind nas edições de 2017 e 2018 do evento²

Em 2019, tínhamos que proteger nossa posição e ao mesmo tempo reforçar que a nossa Black Friday valia mesmo a pena. Para fazer isso, ao invés de só falarmos de preços, criamos o conceito “Pode conferir que tá valendo”, em que brincávamos com a antecipação da Black Friday e também convidávamos as pessoas a conferirem que nossas ofertas eram de verdade.

Para tangibilizar este conceito, emprestamos do futebol um símbolo que tinha tudo a ver com nosso conceito e que tinha virado meme para a verificação de dúvidas: o VAR. E como porta-voz da campanha trouxemos a Fernanda Gentil, pela ligação forte com esportes e pela credibilidade como ex-jornalista.

E não ficamos só na comunicação, também criamos mecânicas reais para as pessoas conferirem como nossos preços valiam a pena. Assim, fizemos o CashBlack, que devolvia 50% de dinheiro nas compras antecipadas de Novembro e o AppHour, que liberou ofertas secretas durante todas as sextas-feiras até o dia da Black Friday. Na véspera do “dia D”, fizemos a primeira grande live de compras do país, com influenciadores apresentando o Show da Black Friday e mostrando em primeira mão nossas ofertas. Ao longo do dia, também fizemos uma ação acompanhando as entregas e mostrando que quem estava comprando na Americanas estava se dando bem.

Essa estratégia garantiu à Americanas vencer a acirrada disputa da Black Friday em 2019, batendo recordes de resultados:

– Top of Mind da Black Friday 2019;
– Grand Prix no prêmio Black Friday de verdade 2019;
– 53x mais vendas que um dia normal, superando em mais de 2x a média de vendas do mercado;
– Aumento do faturamento em 34% YoY na Black Friday de 2019;
– O maior número de App install de Novembro, com 6.67M;
– Crescemos de 12% da base de novos clientes, chegando em 500 mil,
– Fomos a marca com maior tráfego no site na data, chegando em 25M.

Agência: WMcCann
Anunciante: Americanas
Responsável pela peça (Agência): Renata Del Priori Bokel, CSO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Leonardo Rocha, Head de Marketing
Head de Marketing: Léo Rocha, Americanas
Gerente de marketing: Rafael Luzente, Americanas
Gerente de Tráfego e Mídia: Stella Martins, Americanas
Chief Strategy Officer: Renata Bokel, WMcCann
Diretor de criação: Ricardo Weitsman, WMcCann
Diretora de Planejamento: Luiza Portella, WMcCann
Gerente de Planejamento: Jorge Gloss, WMcCann
Gerente de Atendimento: Anna Moraes, WMcCann
Supervisor de Planejamento: Pedro Osti, WMcCann
Vice Presidente Executivo: Márcio Borges, WMcCann

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