Meio&Mensagem

Um Farol para Iluminar o Futuro

Prêmio: Shortlist
Categoria: Brand Experience
Case: Um Farol para Iluminar o Futuro
Anunciante: SANTANDER
Agência: Suno United Creators

Esta é a história de como reinventamos o edifício Altino Arantes como Farol Santander e como o Farol Santander virou um marco da cidade de São Paulo.

Conhecido há gerações como Banespão, o edifício inspirado no Empire States havia virado um passivo tão grande para a marca Santander quanto financeiro para o banco.

Em um projeto de brand experience, branded content e comunicação ambicioso, decidimos transformar o prédio em uma expressão de 35 andares dos valores da marca Santander. Nascia o Farol Santander: um novo centro de cultura, empreendedorismo e lazer na cidade de São Paulo. Convidando criadores de diferentes áreas, reinventamos o prédio, construindo experiências exclusivas que se tornaram premiadas atrações, como “O melhor brunch de São Paulo” e a “Exposição do Ano”.

O sucesso foi inquestionável. Imediatamente, Altino Arantes se tornou o Farol Santander, com R$49MM em mídia espontânea no primeiro mês de lançamento. Em 11 meses após a sua reabertura, atraiu 300 mil visitantes (de 25/01 até o final de 2018) – o mesmo número 12 meses do ano no MIS SP, que abriga as exposições mais famosas, e dois terços que o MASP, principal museu da capital paulista, conseguiram atrair no mesmo ano -, entrando de vez no roteiro histórico, cultural e turístico da cidade de São Paulo.

Depois do primeiro ano de operação, o prédio não só tornou-se auto-sustentável, sem dinheiro vindo de patrocinador, do banco ou de incentivos (uma raridade entre centros culturais), como o Farol Santander virou um grande ativo de marca que cresce a cada dia: além da abertura de novos andares em 2019, incluindo um bar dentro do antigo cofre, o centro histórico de Porto Alegre ganhou de presente no aniversário da cidade seu próprio Farol.

Dessa forma, o Santander mostrou como abraçar a história é o melhor caminho para iluminar o futuro.

Agência: Suno United Creators
Anunciante: SANTANDER
Responsável pela peça (Agência): Bernjamin Yung, CCO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Igor Mario Puga, Diretor de Marketing e Marca
CCO: Benjamin Yung, Suno United Creators
CSO: Lica Bueno, Suno United Creators
Diretor de Marketing e Marca: Igor Puga, Santander
Diretora de Produção: Alê Câmara, Suno United Creators
Diretor de criação: Rafael Mantesso, Suno United Creators
Diretor de Mídia: Vitor Kamada, Suno United Creators
Diretora de Produção: Mariana Mendes, Suno United Creators
Redator: Henrique Guimarães, Suno United Creators
Superintendente de Cultura e Patrocínio: Paola Costa Sette, Santander
Vice-Presidente Executivo de Comunicação: Marcos Madureira, Santander

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