Meio&Mensagem

Programa de Troca do Original do BR

Prêmio: Shortlist
Categoria: Promoções
Case: Programa de Troca do Original do BR
Anunciante: AmBev
Agência: Almap BBDO

O primeiro refrigerante do Brasil, feito a partir de uma fruta da floresta Amazônica, Guaraná Antarctica tem um sabor original e único amado pelo povo brasileiro.

No entanto, nos últimos anos, Guaraná Antarctica, uma marca que sempre teve uma comunicação ousada e marcante, perdeu relevância e se estagnou, passando a se relacionar com os brasileiros como um refrigerante qualquer.

Para piorar, outras marcas começaram a lançar suas versões do sabor Guaraná e o brasileiro que pedia com a intimidade de sempre um Guaraná, ao invés de receber o original – o Guaraná Antarctica – passou a receber um genérico.

Guaraná Antarctica estava ameaçado a ser mais um sabor em vez de ser o “Guaraná”.

O desafio era resgatar a atitude ousada da marca, reforçar Guaraná Antarctica como o original do Brasil e principalmente fazer a comunicação da marca voltar ter um papel ativo junto aos consumidores.

Decidimos reforçar a posição de liderança da marca e criamos o Programa de Troca Guaraná Antarctica: Pediu um guaraná, mas ao invés do Guaraná Antarctica recebeu um fake? Troque pelo original.

Assim, todas as pessoas que pedissem um Guaraná, mas recebessem outro produto que não fosse o Guaraná Antarctica pudessem trocar o “genérico” pelo o Original. Afinal, Guaraná de verdade, só Guaraná Antarctica. O Original do Brasil.

Aquecemos as redes sociais com o EXPECTATIVA x REALIDADE e, com o assunto em pauta nas redes sociais, apresentamos o Programa de Troca Guaraná Antarctica para o público, através de um vídeo que explicava a mecânica.

O programa de troca além de trazer Guaraná Antarctica de volta ao assunto, permitiu que qualquer pessoa que recebesse um guaraná qualquer, trocar pelo verdadeiro Guaraná Antarctica, reforçando o sabor único e original da marca e sua posição de líder.

Mais do que proteger seu território e reforçar o Guaraná Antarctica como sendo o original, a ação significou uma retomada da postura que fez Guaraná Antarctica mais do que um sabor de refrigerante, voltar a ser um ícone de Brasil.

Agência: Almap BBDO
Anunciante: AmBev
Responsável pela peça (Agência): Sergio Katz, Vice president
Responsável pela aprovação (Anunciante): Daniel Silber, Marketing Manager
Vice president: Sergio Katz, Almap BBDO
Planning Director,Planner: Beatriz Scheuer,Yuri Abduch, Almap BBDO,Almap BBDO
Creative Director: Keka Morelle, Almap BBDO
Creative Director: Marcelo Nogueira, Almap BBDO
Art Director: Andrea Souza, Almap BBDO
Scriptwriter: Gabriel França, Almap BBDO
Account Director,Media Manager: Maysa Oliveira,Heloisa Lima, Almap BBDO,Almap BBDO
Account Supervisor: Fernanda Sepulbeda, Almap BBDO

Patrocínio

Apoio

Realização