Meio&Mensagem

O always-on morreu, mas passa bem.

Prêmio: Shortlist
Categoria: Alimentos
Case: O always-on morreu, mas passa bem.
Anunciante: Nissin Foods do Brasil
Agência: Dentsu Brasil

Uma marca com DNA e atitude “fora da lei” não poderia se contentar com um modelo de comunicação always-on tradicional, com posts e GIFs pautados pelas velhas e boas editorias de mídias sociais. Cup Noodles merecia muito mais que isso, e seu público certamente esperava muito mais da marca. Dessa maneira, repensamos a forma de trabalhar, sobretudo as ativações no ambiente digital, olhando para o always-on como uma oportunidade contínua de impactar e ser relevante para o público de verdade (chega de post para enfeitar calendário de entregas).

O primeiro passo para isso foi matar o termo always-on dentro de casa. Cup Noodles não precisava disso para voltar a crescer no mercado, mas, sim, conexão verdadeira com o público, que exigia um pensamento mais complexo e produções mais elaboradas. Para possibilitar essa estratégia, juntamos e redistribuímos o budget e as oportunidades da marca no ano, criando diversos miniprojetos de marca ao longo desse período, cada qual com o seu objetivo, produto hero e temática. Dessa maneira, a marca teria sempre uma conversa nova e diferente para o seu público. Esse senso de novidade, conectado à personalidade nonsense de Cup Noodles, fez com que o público começasse a criar expectativa sobre suas futuras conversas e interações, se engajando mais e fortalecendo a consideração pela marca.

Então, o que era para ser apenas uma linha de comunicação de always-on acabou se tornando uma série de 7 projetos de marca ao longo de um ano, empregando a mídia digital com muito mais eficiência e com muito mais versatilidade de maneira integrada com inovação em produto e eventos. E, como resultado, Cup Noodles conseguiu crescer em volume e penetração no mercado, além de fortalecer seus sabores menos conhecidos, que passaram a ter mais experimentação.

Usar a inventividade da marca como guia para restabelecer seu modelo de comunicação contínuo, e trazer senso de novidade constante, foi fundamental para que Cup Noodles chegasse ao patamar vencedor em que se encontra hoje.

Agência: Dentsu Brasil
Anunciante: Nissin Foods do Brasil
Responsável pela peça (Agência): Priscilla Ceruti, Diretora Geral de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): Yosuke Kawai, Diretor de marketing
Creative VP: Filipe Cuvero, Dentsu Brasil
Creative Director: Christian Faria, Dentsu Brand
Creative Director: Murilo Torezan, Dentsu Brasil
Creative Director: Kojiro Tanoue, Dentsu Brasil
Strategy Director: Daniel Iacobucci, Dentsu Brasil
Planner: Miguel Souza, Dentsu Brasil
Media Director: Rodolpho Aguiar, Dentsu Brasil
Media Manager: Clovis Oliveira, Dentsu Brasil
Media Supervisor: Gustavo Ono, Dentsu Brasil
Account Supervisor: Claudio Machado, Dentsu Brasil

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