Meio&Mensagem

NOVA GOL, NOVOS TEMPOS NO AR

Prêmio: Shortlist
Categoria: Serviços Gerais
Case: NOVA GOL, NOVOS TEMPOS NO AR
Anunciante: GOL Linhas Aéreas Inteligentes
Agência: Almap BBDO

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes nasceu em 2001 e revolucionou o mercado de aviação. Como seu sobrenome diz, usou inteligência para reduzir custos e colocar milhões de brasileiros nas alturas.

15 anos depois, conquistava a liderança em Market Share, mas o mercado já não era mais o mesmo. Preço de passagens e disponibilidade de destinos e horários já não eram argumentos suficientes e a experiência de bordo mais simples deixava difícil a escolha por voar GOL.

Ciente disso, começou mudanças em sua experiência de bordo, principalmente porque percebeu que ela não agradava um público muito importante para os negócios, os viajantes frequentes. Por definição da GOL, esses clientes voavam com ela no mínimo 5 vezes por ano, representavam apenas 16% dos seus passageiros, mas compreendiam cerca de 47% da receita.

Acontece que mesmo após reconfigurar aeronaves para dar mais espaço entre poltronas, ser a primeira a oferecer internet a bordo, lançar TV ao vivo, lounge VIP para voos domésticos e até check in com selfie, a imagem da marca não mudava perante esse público. Era preciso algo mais, algo que quebrasse o estigma de que a GOL era low-cost, que a GOL era pior, que era a companhia da barrinha de cereais…

Então a GOL foi conversar com esse viajante frequente, ouvir seus valores, o que espera da vida e como vê as marcas nesse universo. E percebeu que esse público estava vivendo novos tempos. Ele não só queria mais tempo, como queria mais vida no tempo que tem. E essa é uma das mais fortes definições de inteligência.

Se para a GOL, inteligência nos anos 2000 foi reduzir custos e otimizar processos para dar acesso a aviação, hoje essa mesma inteligência deveria fazer com que o tempo das pessoas fosse melhor aproveitado.

Além do lançamento dos novos serviços, e para acelerar a percepção de mudança, reposicionou-se por completo: em linha com os valores de uma nova geração, passou a mostrar que inteligência é dar mais vida ao tempo.

Nascia assim o novo posicionamento da GOL.
Nascia assim a NOVA GOL, NOVOS TEMPOS NO AR.

Com isso, não apenas se manteve líder de mercado, como abriu vantagem para a concorrência em vários KPIs de imagem e comunicação.

Agência: Almap BBDO
Anunciante: GOL Linhas Aéreas Inteligentes
Responsável pela peça (Agência): Joao Gabriel Erra Fernandes da Silva, Vice-Presidente de Planejamento Estratégico
Responsável pela aprovação (Anunciante): German Carmona, Marketing Manager
Partner: Cintia Gonçalves, AlmapBBDO
Vice-Presidente de Planejamento Estratégico: João Gabriel Fernandes, AlmapBBDO
Planning Director: David Gross, AlmapBBDO
Account Director: Fernanda Vendramini Tedde, AlmapBBDO
Account Director: Renata Carvalho, AlmapBBDO
Director of Engagement: Carla Durighetto, AlmapBBDO
Creative Director: Andre Gola, AlmapBBDO
Creative Director: Marco Giannelli (Pernil), AlmapBBDO

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