Meio&Mensagem

Machado de Assis Real

Prêmio: Shortlist
Categoria: Impacto Positivo – Marcas
Case: Machado de Assis Real
Anunciante: Faculdade Zumbi dos Palmares
Agência: Grey



A Faculdade Zumbi dos Palmares tem como missão dar acesso ao jovem negro ao ensino superior, contribuindo para sua inclusão no mercado de trabalho e, consequentemente, para a sociedade em condições mais justas e igualitárias. Projetos como a faculdade ainda se fazem extremamente necessários. Mas muitos jovens que podem ser positivamente impactados não sabem que a faculdade existe como uma opção viável em relação a tantas instituições de ensino superior privadas no Brasil.

De acordo com o Censo do MEC, 8.033.574 alunos estão em 33 mil cursos de graduação em 2.364 instituições de ensino superior (80% privadas). Esse número foi o resultado do boom vivido no País marcado pelo otimismo e por uma nova classe que estava em busca de educação, produtos e serviços que antes pareciam inacessíveis. No entanto, assim como tantas outras categorias, o ensino superior no Brasil sofre pela redução de novos alunos e extrema dificuldade de gestão. O Censo aponta que das 6,1 milhões de novas vagas em instituições públicas e privadas de ensino superior, somente 42,1% estão preenchidas e 13,5% das vagas remanescentes foram ocupadas.

Esta categoria se caracterizou por investimentos massivos em marketing e comunicação (Invest. Bruto 2018: R$ 578 milhões – Ibope Monitor). A competição comercial é feroz e a sobrevivência das instituições depende da gestão de performance, medindo resultados e conversão dia após dia. A Faculdade Zumbi dos Palmares é exceção porque não possui investimentos em marketing e comunicação. Ela é a opção para jovens da comunidade negra que buscam o acesso a educação superior de qualidade de forma digna e íntegra; e precisava rapidamente se tornar mais conhecida.

A ideia foi lançar um projeto de impacto social, surgiu então o Machado de Assis Real. Pesquisas de imagens históricas do escritor revelaram algo disfarçado por décadas: a sua negritude havia sido apagada da história. Essa descoberta encontrou um momento propício de revisão de conceitos para vir à tona. A sensibilização gerada a partir de uma fotografia foi suficiente para levar a mensagem com simplicidade e clareza.

O projeto ganhou grande adesão da população e principais meios de comunicação. Mais de R$ 500 mil de mídia espontânea com 14 mil visitas ao site machadodeassisreal.com.br da Faculdade Zumbi dos Palmares; 35,7 milhões de impactos em portais e cerca de 100 milhões de impactos em redes sociais.

Agência: Grey
Anunciante: Faculdade Zumbi dos Palmares
Responsável pela peça (Agência): Marcia Esteves, President
Responsável pela aprovação (Anunciante): José Vicente, Reitor
Presidente e CEO: Marcia Esteves, GREY Brasil
CCO: Adriano Matos, GREY Brasil
VP de Estratégia: Raquel Messias, GREY Brasil
Diretor de Criação: Marcelo Bruzzesi, GREY Brasil
Estagiário de Planejamento: Alex André, GREY Brasil
Redatora: Júlia Mota, GREY Brasil
Diretora de Projetos: Nathália Beividas, GREY Brasil
Gerente de Comunicação: Fernanda Gesteira, Faculdade Zumbi dos Palmares
Reitor: José Vicente, Faculdade Zumbi dos Palmares
Coordenadora de Eventos: Enisete Macedo, Faculdade Zumbi dos Palmares

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