Meio&Mensagem

#JogueJunto

Prêmio: Shortlist
Categoria: Copa do Mundo
Case: #JogueJunto
Anunciante: Vivo
Agência: Young & Rubicam

Por que patrocinar a Seleção Brasileira? Estatura de marca? Visibilidade? Status?

Após a Copa do Mundo de 2014 e a eliminação mais traumática de nossa história, o que era alto potencial de retorno virou uma questão. A Seleção, que sempre foi nossa maior credencial para o mundo, após 90 minutos de uma tarde trágica no Mineirão caminhava para entrar para a longa lista negra de ícones identitários da baixa estima brasileira.

#JOGUEJUNTO da Vivo é a reinterpretação de um dos maiores patrocínios do país: Seleção Brasileira de Futebol. Muito além de mais uma campanha de um patrocinador para mais uma Copa do Mundo, é um movimento de reaproximação dos brasileiros com nossa própria identidade que já atravessa três copas diferentes: Copa do Mundo da Russia 2018, Copa América 2019 e Copa do Mundo Feminina 2019.

Em 2018, mais do que só buscar associação de marca com a Seleção na Copa da Rússia, entendemos que o momento pedia uma revitalização da relação de cada brasileiro com a Seleção, com os jogadores e com nós mesmos – como nos enxergamos. Entendemos que ser patrocinador da Seleção não era apoiar a performance de 11 craques com a bola no pé, mas patrocinar 200 milhões de Brasileiros e a nossa capacidade de JOGAR JUNTOS, em qualquer campo da vida.

Pra começar, alteramos a letra de uma de nossas músicas mais icônicas: Na Cadência do Samba (Que Bonito É), mostrando QUE mais BONITO que um lance de gol É ver TODO MUNDO JOGANDO JUNTO. Jogando além do campo, em todos os jogos da vida, com craques da vida: professores, estudantes, empreendedores, donas de casa… cada um buscando o seu gol com a ajuda de todos.

Sim. Tínhamos jogadores patrocinados. Mas ao invés de só mostrar a bola que eles jogam, iluminamos o lado humano de cada um. Mostramos que são gente como a gente. E já em 2019, para a Copa América e simultaneamente a Copa do Mundo Feminina, continuamos convocando cada um dos 200 milhões de craques para JOGAREM JUNTOS. Agora com ELES e com ELAS.

Esse novo olhar mais humano e verdadeiro de um patrocinador, para 3 copas diferentes, trouxe os melhores resultados de patrocínio da história da Vivo. Os maiores índices de sentimento positivo já registrados nas redes sociais da marca e a Vivo sempre entre as 2 marcas mais lembradas pelos brasileiros em todos os índices relacionados à Copa. À frente inclusive das marcas esportivas mais famosas e de patrocinadores globais do evento. Nada mal para uma empresa de tecnologia, 4 anos após a maior crise da história de nosso futebol.

Agência: Young & Rubicam
Anunciante: Vivo
Responsável pela peça (Agência): Paulo Vita, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): Marina Daineze, Marketing Director
Head of Strategy: Paulo Vita, Y&R
Planning Director: Vivian Garrido Jung, Y&R
Strategy Assistant: Giovanni Araujo Cozer, Y&R
Vice President of Creation: Rafael Pitanguy, Y&R
Creative Director: Rodrigo Almeida, Y&R
Creative Director: Rafael Gil, Y&R
Creative Director: Isabelle de Vooght, Y&R
: Leonardo Balbi, Y&R
Client Services Director: Fernanda Duca, Y&R
Head of Media: Glaucia Montanha, Y&R

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