Meio&Mensagem

Engenheiros do Futuro

Prêmio: Shortlist
Categoria: Veículos
Case: Engenheiros do Futuro
Anunciante: Mercedes-Benz
Agência: Today

Há 120 anos a Mercedes-Benz Ônibus ajuda a construir o futuro da mobilidade a partir de inovações em seus chassis. Atualmente, o Brasil lidera esse movimento com um Centro Tecnológico localizado aqui. O grande problema é que a população em geral não sabe disso e ainda tem uma relação muito distante com os chassis de ônibus.
Dessa forma, o grande objetivo era posicionar a Mercedes-Benz Ônibus como a mais inovadora do segmento e, ao mesmo tempo, aproximar a marca de um novo público além de frotistas e motoristas: as pessoas que utilizam os ônibus diariamente como forma de transporte. Para isso, desenvolvemos uma estratégia que se baseou em um filme de lançamento, conteúdo engajador de redes sociais, ação de marketing direto e filme colaborativo com os fãs.
Já que precisávamos de um linguagem compreensível a todos e estávamos falando de futuro, o grande insight foi utilizar crianças como protagonistas dessa história e, a partir daí, nasceram os Engenheiros do Futuro. Em um filme emocionante e lúdico, convidamos as crianças a imaginarem os ônibus do futuro e, a partir da tecnologia 3D, demos vida a essa imaginação com o chassi de um ônibus. Em seguida, criamos posts incentivando os fãs a imaginarem também. E pegamos todo esse conteúdo gerado e desenvolvemos um novo modelo 3D de um ônibus do futuro, dessa vez totalmente construído a partir de interações dos fãs com as nossas páginas. Para coroar a estratégia, levamos a tecnologia 3D à feira de transporte público mais famosa da América Latina e convidamos os frotistas a conhecerem o futuro da mobilidade com uma experiência 360º em realidade virtual.
O resultado da estratégia foi acima do esperado: essa foi a campanha mais engajadora da marca, foi exportada para ser utilizada em concessionários e Mercedes-Benz de outros países. A taxa de engajamento cresceu 97% em relação aos 2 anos anteriores, o volume de interações cresceu 109%, e as vendas aumentaram 135% em relação ao mesmo período em 2017.

Agência: Today
Anunciante: Mercedes-Benz
Responsável pela peça (Agência): Adilson Batista, Chief Executive Officer
Responsável pela aprovação (Anunciante): Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
Diretor de criação: Pedro Walker, Today
Diretor de criação: Natália Mamede, Today
Diretor de criação: Elisa Gorgatti, Today
Chief Executive Officer: Adilson Batista, Today
Diretor de arte: Pedro Walker, Today
Redatora: Natália Mamede, Today
Diretor de arte: Caio Scaff, Today
Redator: Felipe Miskulin, Today
Diretor de conta: Augusto Cunha, Today
Gerente de mídia: Tainá Lopes, Today

Patrocínio

Apoio

Realização