Meio&Mensagem

Renegociação de Fim de Ano

Prêmio: Bronze
Categoria: Serviços Financeiros
Case: Renegociação de Fim de Ano
Anunciante: SANTANDER
Agência: Young & Rubicam

O que um banco poderia fazer de verdadeiramente relevante para seus clientes nos últimos dias do ano? Essa foi a pergunta que o Santander fez na reta final de 2018, que se transformou em um projeto que mudou para melhor o ano de 2019 de milhares de clientes.
Para a grande maioria das pessoas, retas finais de ano são sempre um convite para reprogramar a vida, fazer reflexões e promessas. Por se tratar de um final de ciclo, esses períodos acendem na gente uma certa sensibilidade, deixam latente uma espécie de janela para reflexões. Ficamos mais pensativos sobre tudo o que realizamos ou deixamos de realizar, o que aprendemos e tudo que faríamos de diferente. Mentalizamos o que queremos daqui pra frente, projetamos e idealizamos um futuro.
Essa janela sempre foi usada como uma deixa para marcas tentarem criar um lastro emocional com as pessoas. Muitas aproveitam pra dividir seus pontos de vistas sobre o futuro, sobre o tempo, desejar coisas boas, dar recados motivacionais. Ou seja, retas finais de ano normalmente viram um caldeirão do que podemos chamar de propaganda de otimismo motivacional & autoajuda.
Porém, ao invés de fazer uma campanha com mensagens otimistas sobre 2019, o Santander substituiu esse tipo de comunicação motivacional por uma retrospectiva de tudo que já havia feito no ano com uma nova proposta muito mais valiosa para as pessoas: condições especiais para renegociarem suas dívidas ainda em 2018. Os clientes que tivessem dívidas com mais de 90 dias de atraso, ou seja, que estavam enfrentando dificuldades para pagar, teriam 25% de desconto para quitá-las.
Quem disse que no final de um ano não dá pra já começar a realizar as coisas que vão impactar positivamente o ano seguinte?
E assim, com uma pergunta simples: “O que nós podemos fazer pro você AINDA em 2018?” milhares de clientes do Santander puderam de fato entrar no novo ano com melhores perspectivas do que estavam no ano anterior. Pelo menos ao que consta o lado financeiro.
Essa proposta simples, na hora e no contexto certos, gerou recordes de renegociação de dívidas, inclusive, no último dia da ação o Santander registrou o maior pico de renegociação da sua história no país. Bom para o banco, melhor ainda para os clientes.

Agência: Young & Rubicam
Anunciante: SANTANDER
Responsável pela peça (Agência): Paulo Vita, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): Igor Mario Puga, Marketing Director
Head of Strategy: Paulo Vita, Y&R
Planning Manager: Felipe Azambuja, Y&R
Art Director: Felipe Silva, Y&R
Art Director: Peu Coelho, Y&R
Vice President of Creation: Rafael Pitanguy, Y&R
Creative Director: Roberto Rogoski, Y&R
Creative Director: Celso Alfieri, Y&R
: Leonardo Balbi, Y&R
Head of Media: Glaucia Montanha, Y&R
Media Director: Alexandre Viegas, Y&R

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