Meio&Mensagem

O Endereço da Fada do Dente

Prêmio: Prata
Categoria: Sem Fins Lucrativos
Case: O Endereço da Fada do Dente
Anunciante: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Agência: Young & Rubicam

A distância entre universidade e população é grande, ainda mais quando se trata de pesquisa científica. Esse afastamento contribui para uma indiferença da população e poucas doações por parte das pessoas.

Pode não parecer, mas a simples doação de dentes é fundamental para importantes pesquisas realizadas em universidades como a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP). Só assim, elas podem desenvolver soluções futuras para a sociedade em áreas chaves para saúde humana, como células-tronco e novos tratamentos para cáries.

Comunicar sobre os baixos estoques de dentes e pedir doação, como a FOUSP já havia feito, não era apelativo o suficiente. Então, decidimos focar no target que mais tem dentes disponíveis pra doar: crianças. Afinal, elas possuem 20 decíduos, mais conhecidos como dente de leite, que começam a cair por volta dos 6 anos de idade.

Porém, pais e crianças não costumam doar os dentes de leite para a universidades por um motivo muito peculiar: a tal da fada do dente. A cultura popular manda colocar o dente que caiu embaixo do travesseiro para a fada buscar em troca de dinheiro. Ou seja, a concorrência da FOUSP não poderia ser mais complicada. Uma fadinha simpática, que “compra” os dentes das crianças e depois não faz nada de importante com eles.

Para resolver esse impasse, a FOUSP usou a própria história da fadinha a seu favor. Como? Com o Endereço da Fada do Dente: onde pais e crianças podem enviar os dentinhos de leite para o endereço da própria FOUSP, ou melhor, para o endereço da Fada do Dente. Um conteúdo lúdico aliado a um serviço para receber diretamente na universidade centenas de novos dentinhos de leite que contribuem com as pesquisas realizadas pela universidade.

Composta por um filme em animação compartilhável, um livro infantil e outras peças, a campanha incentivou as pessoas a entrarem no site www.enderecodafadadodente.com.br/ onde, através de um simples clique, recebem em casa uma carta, já selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório.

O serviço virou notícia, fazendo diversos veículos de comunicação publicarem matérias sobre o Endereço da Fada do Dente e, além de criar uma cultura de doação de órgãos desde cedo nas crianças, contribuiu imensamente para o aumento das doações de dentes para a FOUSP, que agora está recebendo cerca de 3.500 dentes por mês: 8x o número de doações nos últimos 6 anos.

O projeto Endereço da Fada Do Dente transformou o banco de dentes da FOUSP no maior acervo de dentes para pesquisa do mundo todo.

Agência: Young & Rubicam
Anunciante: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Responsável pela peça (Agência): Paulo Vita, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): José Carlos Pettorossi Imparato, PROFESSOR DOUTOR
Head of Strategy: Paulo Vita, Y&R
Chief Creative Officer: Rafael Pitanguy, Y&R
Creative Director: Rodrigo Almeida, Y&R
Creative Director: Rafael Gil, Y&R
Copywriter: Guilherme Aché, Y&R
Art Director: Raphael “Raphu” Oliveira, Y&R
Client Services: Heloisa Mattos Pereira Guimarães, Y&R
Head of Media: Glaucia Montanha, Y&R
Creative Director: Laura Esteves, Y&R
Head of Production: Nicole Godoy, Y&R

Patrocínio

Apoio

Realização