Meio&Mensagem

Nike Air Max Graffiti Stores

Prêmio: Ouro
Categoria: Brand Experience
Case: Nike Air Max Graffiti Stores
Anunciante: Nike
Agência: AKQA São Paulo

Em 1987, o Air Max revolucionou o design dos tênis ao expor a bolha de ar interna de seu solado. Rapidamente, conquistou uma legião de fãs e, desde então, modelos da franquia Air são lançados anualmente. A Nike viu nos lançamentos de 2019 uma oportunidade para alavancar sua loja online no Brasil. Contudo, ainda que a coleção Air Max seja unanimidade entre o público, não podemos afirmar o mesmo da plataforma de e-commerce da empresa. As pessoas amam e compram Air Max, mas a maior parte delas não o faz pelo site da marca. Além de muitos não conhecerem o canal, outros gigantes do varejo oferecem descontos que chegam a 30% em relação ao preço original na plataforma Nike. Portanto, como usar a força do Air Max para transformar a ocasião de compra em nike.com em uma experiência única e colocar a plataforma no radar das pessoas?

Desde seu lançamento, o tênis idealizado para a prática esportiva foi adotado pelas ruas, tornando-se parte da cultura e item fundamental do estilo streetwear. É o produto ideal para contribuir com o objetivo da Nike de se tornar a marca preferida dos jovens de São Paulo. E se o habitat natural do Air Max é a rua e é lá que a juventude paulistana mais transita, consome e produz cultura, por que limitar sua presença a nike.com? O melhor jeito de vender Air Max online seria estar presente de forma orgânica e relevante offline. Decidimos usar nike.com como um meio e não um fim – ao invés de destino final para compra, um meio para acessar experiências com o Air Max e interagir com a cultura de rua.

Dentre os diversos elementos que fomentam a cultura de rua, definimos que o grafite era o mais adequado para cumprir o direcionamento estratégico. Além de ser o principal símbolo das ruas paulistanas, sua popularidade nos assegurou que teríamos uma ação abrangente para trazer visibilidade aos novos modelos Air Max e a nike.com.

A partir disso, surgiu a ideia: lançar os novos modelos Air Max, pintando-os nos pés dos personagens icônicos grafitados nas paredes de São Paulo e transformar as obras em lojas virtuais da Nike. A única maneira de adquirir antecipadamente um dos novos Air Max era visitar o grafite, acessar o site da Nike e desbloquear a compra via geolocalização. Além disso, só era possível saber o local exato da próxima intervenção por meio do site. Resultados: produtos esgotados, mais receita em relação ao ano anterior, aumento substancial das visitas ao site da marca e amplo alcance da ação. Transformamos o e-commerce da marca em uma experiência cultural para jovens paulistanos.

Agência: AKQA São Paulo
Anunciante: Nike
Responsável pela peça (Agência): Renato Migrone, Gerente de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): Gustavo Viana, Diretor de marketing
Executive Creative Director: Hugo Veiga, AKQA São Paulo
Creative Director: Renato Zandoná, AKQA São Paulo
Associate Creative Director: Pedro Araújo, AKQA São Paulo
Art Director Sr.: Christiano Pix Vellutini, AKQA São Paulo
Copywriter: Guilherme Pinheiro, AKQA São Paulo
Account Manager: Murilo Candelot, AKQA São Paulo
Innovation and Strategy Leader: Luiza Baffa, AKQA São Paulo
Strategist Sr.: Renato Migrone, AKQA São Paulo
Project Director: Paula Santana, AKQA São Paulo
Project Manager: Juliana Dantas, AKQA São Paulo

Patrocínio

Apoio

Realização