Meio&Mensagem

Motoboy é Verbo de Ligação

Prêmio: Bronze
Categoria: Brand Experience
Case: Motoboy é Verbo de Ligação
Anunciante: IFOOD
Agência: Suno United Creators

Mais de 5 milhões e meio de brasileiros trabalham todos os dias como entregadores. Mas apesar de literalmente movimentar uma economia de 43 bilhões nas costas, infelizmente essa classe se sente marginalizada pela sociedade.

Enquanto isso, uma guerra nos bastidores das foodtechs acontecem: com a chegada de competidores globais e capitalizados com marcas em construção no mercado brasileiro, os entregadores passaram a ser vistos como um caminho fácil para ganhar visibilidade.

Para o iFood, eles não representam apenas uma ferramenta de logística: os entregadores humanizam o serviço, conectando quem faz comida com quem come. Seu trabalho está diretamente relacionado à satisfação e fidelidade dos clientes e restaurantes e, consequentemente, à saúde da companhia em médio e longo prazo.

Além de viver em uma situação vulnerável, o motoboy é constantemente discriminado pela sociedade. Para colocar comida na mesa de outras pessoas (e da sua família), passa o dia tomando fechadas e sendo xingado no trânsito, disputando centímetros pela sua vida e do lado de lá das grades dos condomínios dos seus próprios clientes.

Por isso, ao invés de tratá-los como um outdoor ambulante, fizemos o rosto da marca ganhar sua própria voz. Usamos arte e cultura para criar uma experiência completa, onde eles pudessem se reconhecer e se sentissem valorizados.

Convidamos artistas urbanos e da periferia para fazer sua voz ganhar reconhecimento e visibilidade: transformamos seu uniforme em item de moda junto com o LAB Fantasma. Lançamos a coleção em um clipe do Emicida e Fióti, seu estilo de vida foi contado em forma de música que ganhou o Spotify e rádios. E a premiação para os mais engajados virou ocupação (de espaço e voz), levando o pixo do Cripta, todas as outras experiências (como um show exclusivo) e principalmente o nosso público para o topo da cidade.

Com isso, o iFood fez uma classe sentir-se orgulhosa do seu trabalho e, em troca, toda a cadeia ganhou: enquanto os clientes e restaurantes ficaram mais felizes com um serviço mais eficiente e um atendimento melhor, os entregadores perceberam que é possível ganhar mais dinheiro quando se faz algo com orgulho do que trocando uma mochila de cor.

Agência: Suno United Creators
Anunciante: IFOOD
Responsável pela peça (Agência): Benjamin Yung, CCO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Bruno Andrade, Gerente de Branding
Diretor de Criação: Douglas Kozonoe, Suno United Creators
CCO: Benjamin Yung, Suno United Creators
CSO: Lica Bueno, Suno United Creators
Gerente de Branding: Bruno Andrade, iFood
Diretora de Produção: Alê Câmara, Suno United Creators
Diretora de Produção: Mariana Mendes, Suno United Creators
Diretor de Criação: Rafael Mantesso, Suno United Creators
Diretor de Arte: Gabriel Gakas, Suno United Creators
Redator: Henrique Guimarães, Suno United Creators

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