Meio&Mensagem

McDonald’s Frieslist

Prêmio: Prata
Categoria: Brand Experience
Case: McDonald’s Frieslist
Anunciante: McDonalds
Agência: DPZ&T

O case que uniu McDonald’s e Spotify para transformar McFritas em música, Mealtime em Funtime.

McDonald’s lançaria uma promoção agressiva – 2 Clássicos por R$14,90 – e tínhamos o desafio de aumentar o ticket médio neste período a partir da venda combinada de McFritas. Vimos uma oportunidade de aproveitar o grande fluxo de pessoas que a oferta atrairia.

No paralelo, havia um grande desafio de estreitar a relação da marca com os jovens. Mc era reconhecida como “um lugar para crianças” e era preciso aumentar a perceção de McDonald’s como “um lugar pra jovens”. Mais do que fazer uma campanha ofertando batatinhas, precisávamos envolver o público. Foi pensando nisso que criamos uma ação surpreendente e inovadora: Transformamos a lâmina de bandeja do McDonald’s – ícone de interação da marca com as crianças – em um ponto de contato com os jovens, unindo tudo que eles adoram: as clássicas McFritas, as lâminas mais divertidas, música e um dos mais importantes nomes do streaming de música, o Spotify.

A marca mais pop de fast food se juntou com a marca mais pop de música para dar um novo sabor às batatinhas: bastava colocar as McFritas na bandeja, montando o “código de batatas” conforme a posição sugerida na lâmina, abrir a busca do Spotify, apontar a câmera do celular e ouvir as Frieslists – as playlists para todos os gostos criadas para a ação.

Com essa experiência deliciosa conseguimos gerar em pouco tempo resultados expressivos de negócio e marca. Extrapolando o papel em uma experiência inovadora, usamos os próprios pontos de contato de McDonald’s para atingir os KPIs, o que nos poupou muito investimento.

No período da ação, superamos a meta de vendas de McFritas – algo muito desafiador, já que o produto estava envolvido em quase 100% dos pedidos feitos no McDonald’s -, aumentamos a percepção de Mc como um lugar para jovens, e crescemos a impressão positiva deste público sobre a marca. A campanha gerou mídia espontânea e buzz: já no primeiro mês houve um pico de +18% em relação à média da marca.

Foram quase 200 mil batatinhas enfileiradas para gerar quase 302 mil minutos de músicas ouvidas em mais de 96 mil streamings. Esse projeto foi pensado e desenvolvido no Brasil, mas a inteligência de usar principalmente um canal proprietário com grande alcance – só no Brasil são impressas 9MM de lâminas por mês – e pouco investimento em produção, gerou grande repercussão, e fez tanto sucesso que foi exportado para a América Latina: Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Chile e Costa Rica.

Agência: DPZ&T
Anunciante: McDonalds
Responsável pela peça (Agência): Jade Duarte Romano, Planning Director
Responsável pela aprovação (Anunciante): Marcelo Ferronato, Marketing Director
Vice president: João Branco, McDonald’s | ARCOS DOURADOS RESTAURANTES LTDA.
Marketing Director: Marcelo Ferronato, McDonald’s | ARCOS DOURADOS RESTAURANTES LTDA.
Marketing Manager: Lariane Duarte, McDonald’s | ARCOS DOURADOS RESTAURANTES LTDA.
Vice President of Creation: Rafael Urenha, DPZ&T
Vice president: Fernando Diniz, DPZ&T
Vice president: Paulo Ilha, DPZ&T

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