Meio&Mensagem

Casa de Novela

Prêmio: Prata
Categoria: Comércio e Varejo
Case: Casa de Novela
Anunciante: VIA VAREJO
Agência: Young & Rubicam

Casas Bahia é a marca mais lembrada do varejo, principalmente quando o assunto são móveis. Mas por ser uma marca historicamente de acesso é também muito associada a produtos de entrada: menos empolgantes para as pessoas.

Nesse cenário, mesmo líder da categoria, a Casas Bahia vem há algum tempo batalhando para melhorar a imagem e atratividade de suas linhas de móveis, conhecidos muito mais pelos preços baixos do que por serem admirados pelas pessoas.

Mais do que fazer propagandas institucionais das linhas de móveis ou demonstrar os processos fabris rigorosos, resolvemos buscar uma propriedade de comunicação que pudesse endossar a qualidade dos móveis da marca e estimular o desejo das pessoas por eles de uma maneira autêntica.

As novelas são um conteúdo aderente ao nosso público e tão democrático quanto nossa marca. Além disso, também são referência de moda, estética e estilo para milhões de brasileiros. Para se ter uma ideia “Novela” já foi considerada em pesquisa (Ibope) a maior paixão nacional, empatada com “Família”.

Transformamos então uma propriedade de espaço de mídia em um projeto inédito: Casa de Novela. A Casas Bahia mobiliou e decorou os ambientes das casas de personagens da novela Segundo Sol com produtos que só poderiam ser comprados nas lojas, site e app da marca.

Pela primeira vez licenciamos uma novela da Globo para endossar os móveis das Casas Bahia. Mais do que simplesmente estar na novela fazendo merchan, trouxemos enredo, personagens e parte da novela para dentro da casa dos espectadores. Escolhemos a Cacau, uma mulher de origem humilde, moderna e independente, para ser a embaixadora do projeto, anunciando os móveis da sua própria casa nos intervalos da novela.

Coordenando todas as entregas de mídias: comerciais, ação com influenciadores, ações na novela, cenários em estações de metrô e lojas; o projeto conseguiu mostrar que só a Casas Bahia tem tudo para montar não só um cantinho honesto nas casas de seus consumidores, mas sim uma verdadeira Casa de Novela.

Durante o período atingimos crescimento de 139% no tráfego orgânico no site; crescimento de 5,5% e 7,2% nas visitas às lojas nas duas semanas de comunicação. Além do crescimento em móveis, as vendas totais cresceram em 6,5% na primeira semana e 19,78% na segunda, sendo essa semana a segunda maior em incremento de vendas YoY do ano, só atrás da Black Friday.

Números que fizeram deste projeto pontual em uma plataforma anual da marca.
Mas isso fica para a Maria da Paz contar no próximo capítulo.

Agência: Young & Rubicam
Anunciante: VIA VAREJO
Responsável pela peça (Agência): Paulo Vita, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): Ilca Sierra – Diretora de Marketing Multicanal e Comunicação, Ana Cecília de Paula e Silva – Gerente de Marketing e Comunicação
Head of Strategy: Paulo Vita, Y&R
Strategy Director: Marcelo Bazan, Y&R
Vice President of Creation: Rafael Pitanguy, Y&R
Creative Director: Cristian Santoro, Y&R
Diretor de criação: Paulo Asano, Y&R
Client Services Director: Sandra Borges, Y&R
Diretor de criação: Luiz Paulo Andrade, Y&R
Head of Media: Glaucia Montanha, Y&R
Diretor de criação: Tiago Barreto, Y&R
Media Director: André Sobral De Oliveira, Y&R

Patrocínio

Apoio

Realização